Por leitura e crença, pois, não tenho praticado, nem frequentado.
Penso que religião está dentro de nós, nos nossos sentimentos e atitudes. Claro que é sempre bom se reunir com os que compartilham das mesmas crenças para estar em comunhão com Deus (seja em prece, orando, rezando) e sinto falta de ir a um local onde me sinta bem, onde ouça a palavra de Deus, sinta paz e aprenda sobre a doutrina espírita.
E, ontem, fui ver o Filme sobre o nosso amado Chico Xavier.
Há alguns anos li o livro que o inspirou, leio bastante sobre Chico, conhecia a história e, claro, o livro (As Vidas de Chico Xavier) é bem mais completo. Acho que precisaria de uma trilogia, no mínimo, para contar uma história tão rica como a dos 92 anos do maior homem de fé nesse país, na minha opinião. Porém, vale MUITO a pena acompanhar as imagens, sons, qualidade dessa obra.
Não poderia ser diferente, com um elenco com Nelson Xavier, Angelo Antônio, Tony Ramos, a linda Cristiane Torloni, Ana Rosa, Letícia Sabatella, Giovana Antonelli, Giulia Gam, Luiz Melo, Cassia Kiss, Paulo Goulart, Rosi Campos, Cassio Gabus, o engraçadissimo Ailton Graça, o pequeno e não menos talentoso, Matheus Costa e tantos outros e a assinatura de Daniel Filho.
Mas, uma das coisas que mais me fazem admirar Chico, e foi bem ressaltado no filme, é como ele respeita e ama o próximo. [Não consigo falar de Chico no passado]...
Como ele respeitou a igreja católica, as pessoas que não acreditavam e até zombavam dele, a família, o trabalho, a sua missão, diante de tanto sofrimento. E como ele se fez respeitar, pois, independente da diversidade de crenças no Brasil, ele é, sem dúvidas, um dos mais amados e respeitados líderes religiosos do nosso país.
Isso é para poucos, infelizmente. Sonho com o tempo em que todos se respeitarão, se amarão e se cuidarão, independente de sua crença, raça, definição sexual, estado onde nasceu... Sei que muitos sonham parecido, como Chico sonhou.
A diferença é que ele fez algo para que isso acontecesse e, numa proporção inemaginável, conseguiu.
A cada frase que leio sobre Chico Xavier aprendo e me emociono. Ver a representação do que ele fez e representa, ontem, me fez agradecer a Deus por, mesmo não tendo, nessa vida, a alegria de conhecê-lo pessoalmente, poder assistir a uma obra tão rica em AMOR!A diferença é que ele fez algo para que isso acontecesse e, numa proporção inemaginável, conseguiu.
Cheiros emocionados!
Monika Souza