domingo, 12 de janeiro de 2014

Envelhecer ou morrer, o que você prefere?

Tenho três coisas a dizer sobre nosso "envelhecimento". E, se você for de mimimi, dessa vez peço o contrário: fique, leia e reflita. Afinal, só tem uma forma de você não ficar velho: morrer antes. Simples assim. O que você prefere???

01 - Em conversa casual em casa com minha mãe e minha tia - sua irmã, ambas com mais de 60 anos, ouvi frases do tipo: 
- A pior coisa que pode acontecer na nossa vida é envelhecer...
- A velhice não tem nenhuma vantagem;
- A gente só fica feia e doente...
O que me fez pensar o seguinte: e a maturidade e sabedoria que, mesmo que a gente não queira, adquire com o passar dos anos e as experiências vividas? Não tem jeito, os anos trazem conhecimentos. O que muda, de uma pessoa para outra, é a forma como você absorve o que vai aprendendo com o tempo e coloca em prática esses ensinamentos, melhoramentos. 

02 - Se você acha a "velhice" tão ruim porque agora tua pele de seda dá lugar às rugas e teus peitinhos e bundas estão caídos, sinto te informar: não tem jeito, são os sinais da vida. Bom, até tem, plásticas. Eu é que acho muito esquisitas aquelas peles repuxadas onde não sabemos se aquele buraquinho é o umbigo ou a orelha. Acho que tem muitas formas de ficarmos bonitos, sem nos tornarmos artificiais. Mas a questão é: se você acha que é ruim ficar velho (a) porque trás doenças, dores, creck creck, PVC etc, me conta uma coisa? O que você faz (ou fez) para preservar o máximo da tua saúde física e emocional? 
Cigarro, muita bebida, noitadas, drogas, remédios sem prescrição médica, alimentação errada, sobrecarregou teu corpo e mente com trabalho e esforço demais, sol em exagero, tudo isso, aliás, tudo em exagero acaba com nosso organismo, destrói nossa saúde. Assim como rancor, ódio, sentimentos negativos, falta de amor etc destroem nosso emocional. Se você passou a vida "não estando nem aí" para o teu futuro, sinto te informar: ele não vem com bom humor. Então faça. Hoje. Não importa se você tem 20, 40 ou 70 anos. Claro que não conseguimos mudar tudo, nem termos a mesma saúde de décadas atrás, mas, se você consegue melhorar 20%, já é melhor do que nada. E essa "bronquinha" é, principalmente, para mim mesma.

03 - Essa é pra esses "novinhos" que se acham os donos do mundo (e nos achamos mesmo, também já tive 13 anos), que pensam que sabem tudo e que o que nossos pais falam é bobagem e pegação de pé, que tiram onda com as rugas alheias, que desrespeitam e tratam com descaso - até violência os idosos. Sinto informar-lhes: vocês vão envelhecer também, bonitões e bonitonas. As rugas são totalmente hereditárias. As dores e "doenças" não tem preconceitos. Os descasos e abandonos podem vir para qualquer um. E, se você sacaneia pai, mãe, avós (isso me tira realmente do sério), espero que teus filhos não façam o mesmo, pois, além da dor de receber descaso e desonestidade de quem você criou como a uma parte tua, você vai experimentar um sentimento devastador: o de remorso.


Temos sim, que viver o hoje, evitarmos exageros: tanto nos gastos, quanto na economia, na diversão desenfreada, ou reclusão. Mas, muito importante é equilibrar esse amor pelo presente a um pezinho de meia para o futuro. Não me refiro apenas às questões materiais, mas aos cuidados com o corpo e, principalmente, com a mente e o espírito. Quando conseguimos manter o equilíbrio em nosso dia a dia, em nossa vida, tudo fica mais tranquilo, fácil, leve. Até os sentimentos e sensações mais intensas. 


Te convido a refletir: O que você faz para que tua melhor idade seja realmente uma idade melhor?

Cheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário