terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Posso reclamar, né?

NÃO!!! Não pode. Aliás, nem deve.

Espera, como assim você não pode reclamar? 

Poxa, tua vida tá uma bosta, você já acorda desanimado, cansado, triste, com o coração apertaaaaaado, aí vem o dia e piora tudo, vem as pessoas que estão à tua volta e, além de não te compreenderem, ainda te irritam. Você vai fazer o quê? Vai reclamar mesmo, esbravejar, espernear... É isso, vai fundo: pode reclamar!

Mas aí eu te pergunto: Isso ajuda? Isso realmente resolve? MUDA alguma coisa na tua rotina? Muda algo à tua volta? Muda sim!!! Cria uma barreira entre as pessoas, a natureza, o mundo e você. E te torna uma pessoa mais ranzinza, mais amarga, mais solitária. E ainda dá rugas, olha que mau negócio.

Nãooo, não sou hipócrita! Reclamo também. Também me estresso com as palhaçadas que vejo pelo mundo, no governo, as injustiças, as desonestidades etc etc etc. Reclamo disso porque sei que posso fazer alguma diferença, pois é, também, a reclamação de muitos. 

Agora, sobre a tua vida, teus problemas, adianta mesmo passar 23h30 do dia brigando com tudo, todos e com você mesmo e não fazer (ou tentar) algo pra mudar, melhorar, resolver? E não, depressão, tristeza, desgraças da vida não são desculpas. Todos temos o direito de passar nossos maus bocados, amargá-los, vivenciá-los. O que não nos dá o direito de descontar nos outros. Me desculpa, mas, se não tá legal pra você, fica quieto, faz uma oração, toma uma atitude. "Mas, Monika, para de ser incompreensiva, você mesma tá tratando problemas emocionais...". Pois é, eu tô tratando. Sempre digo que, quando não temos forças para mais nada, temos que nos entregar à ajuda de quem quiser e puder dar a mão. 

Quantas vezes (quantas) ouco: "nossa, você? nem parece...", "isso não combina com você", "mas você parece tão bem...". E essas frases só tem uma explicação: eu acho que meus problemas são meus e, por mais que eu chore, desabafe e tenha apoio, não posso jogar minhas dores nas costas de ninguém. Não, não estou aqui pregando que eu sou/estou certa e os "reclamões" errados. Mas, acreditem, reclamar é um círculo vicioso: você reclama dos problemas. Os problemas mudam e você reclama das mudanças. Aí você muda, pra pior: se torna chato, amargo, pessimista, negativista e, naturalmente (muitas vezes até sem perceber) as pessoas se afastam de você. E aí você vai reclamar da solidão, do abandono, da incompreensão... e por aí vai.

E, por mais que te ame, ninguém (nem mesmo você) consegue ficar muito tempo perto de pessoas negativistas. Problemas todos temos (já falei sobre isso aqui ), todos. E eu bem sei que nem sempre conseguimos enfrentá-los como deveríamos ou gostaríamos. Mas, tudo, toda e qualquer atitude gerará uma consequência. Não é fácil ser abnegado e viver aguentando pancada. Mas podemos, ao menos, tentar respirar fundo e seguir em frente. Ou ficar quietinhos (rezando, pensando, refletindo, jogando paciência, candy crush) até as coisas se acalmarem, sem envolver quem gosta da gente em nossa aura escurecida. O melhor seria nos aproximarmos de pessoas com auras de luz, mas não pra "sugar" e sim, para aprender. Luz é sempre mais forte que escuridão, e o mais forte "vencerá", e facilmente será dividido.


E então? Que consequências você quer pro teu futuro que começa daqui a 01 minuto?

Cheiros!
Monika * Pimenta




Nenhum comentário:

Postar um comentário