Eu estava passando por Piedade, na última sexta-feira, dia 10, quando vi um tumulto em frente a um prédio: Bombeiros, SAMU... IML. E o que parecia um corpo sendo carregado num saco. Não deixou de ser chocante. Curiosa que sou, fui verificar na internet o que ocorreu e, fiquei ainda mais chocada ao ler, no blog do Marlus Costa ( Leia aqui ) que se tratava do suicídio de um jovem chamado Jorge Abucater. Não localizei maiores informações, mas, observando fotos, Jorge aparentava ter, em média, 20 anos.
Realmente muito triste. Mas peço, com todo o respeito, licença à triste notícia para comentar algumas coisas que observei:
01- Marlus Costa X Blogs: Sabemos que hoje em dia, com o estrondoso crescimento dos acessos à internet, redes sociais etc, qualquer um tem totais possibilidades e abertura para escrever e postar suas opiniões - assim como eu mesma faço. E acredito que em blogs onde postamos críticas, crônicas, opiniões próprias a escrita pode e deve ser livre, não há regras. Claro que é mais que interessante que não haja erros de escrita e gramática. Agora, em blogs de notícias - como é o do blogueiro citado, os textos devem conter o mínimo de coerência jornalística, seguir as regras básicas, tanto com relação à ética, quanto à veracidade das informações, (repito) coerência e base jornalísticas e, não menos importante, ao português. Não precisa ser um grande jornalista para perceber, infelizmente, a inexistência de mais de um desses itens. Notícia é coisa séria.
#FicaADica 01
02- Oração online: Para colher informações, fui também verificar a página do facebook do Abucater. Vi diversos comentários incrédulos, emocionados, tristes, arrasados de amigos, conhecidos, colegas. Realmente é uma dor absurda, uma amiga fez o mesmo há dois anos e é triste, chocante, inacreditável. Muitos desses amigos do rapaz, em palavras, rezando a Deus para que ele tenha um com caminho, que encontre a luz, que tenha paz, que a família seja confortada. Acredito na sinceridade de cada um.
Mas a minha pergunta é: quantos, daquelas dezenas de comentários será que fez, também, uma oração? Não só ali, mas aquela coisa de fechar os olhos num lugar tranquilo e mentalizar tudo aquilo que colocou em palavras. Entendo muito pouco da espiritualidade, mas, por esse pouco que sei - e acredito, todo e qualquer espírito recebe as vibrações dos bons pensamentos, das orações/preces e isso se torna luz para eles, mais que qualquer outra coisa. Ajuda na elevação da alma.
Então, se você acredita na oração e nos bons votos a ponto de postar um comentário, faça isso, mas, termine, e então fique sozinho (ou dê as mãos para alguém que esteja com os mesmos sentimentos e votos) e reze/ore/faça uma prece. Porque, não sei... mas acho que quem "morre" não usa mais o facebook, viu...
#FicaADica 02
03- Especulações e bipolaridade: De acordo com o comentário de uma possível conhecida do jovem falecido, ele tinha transtorno bipolar - um transtorno mental que leva o indivíduo a extremos, tanto de depressão, quanto de euforia, ambos perigosos e danosos à saúde, à integridade física, à vida.
Claro que um caso chocante como esse chama a atenção e é cenário para as mais diversas especulações (também falaram de alucinógenos, homossexualidade, acidente), natural. O que também me assusta é ver que mais uma vida pode ter se perdido por causa de um transtorno mental. Esses "problemas", gente, podem e devem ser tratados. E, mais uma vez, faço um apelo às famílias, para que cuidem, compreendam (não só entendam) e respeitem seus entes que, não por sua culpa, tem quaisquer transtornos mentais. Faço também um pedido a quem está passando por uma situação de depressão ou algo parecido: procurem especialistas, conversem, se abram, se cuidem. A vida é preciosa.
#FicaADica 03
No mais, lamento profundamente o ocorrido, seja qual for a verdade, seja qual for o motivo. Não porque Jorge Abucater era bonito, ou jovem, ou tinha acabado de arrumar um emprego, mas, porque era uma vida e agora é um espírito que, sendo vítima de tantos pensamentos e cargas de energia das mais diversas, pode estar confuso. Que nosso Pai permita que, como disseram seus amigos, ele tenha merecimento para encontrar a luz e a paz o quanto antes. E que dê força aos seus entes.
Monika * Pimenta
#Noticia #Morte #Suicidio #Bipolar #TranstornoBipolar #JorgeAbucater #Oração #OPoderDaOração
ele era gay, estava envolvido com drogas, estava sempre em boates e ate tocava de dj, estava em um show do david guetta na noite anterior ao acontecido, alguns afirmam que ele estava muito 'euforico'
ResponderExcluirInfelizmente, João, se ele tinha mesmo transtorno bipolar, muita coisa se explica. O transtorno nos tora (sim, nós, pq também tenho) eufóricos de forma muito perigosa, leva às drogas, bebidas, exageros... O fato de ele ser gay é, para mim, um detalhe sem qualquer relevância. A menos que essa condição o incomodasse e atrapalhasse de alguma forma. Beijos e obrigada pela leitura.
Excluir